São Paulo recebe seletiva do Judô e Taekwondo para Universiade Gwangju 2015

De 15 a 17 de maio, São Paulo recebe a Liga do Desporto Universitário de Lutas (Judô, Taekwondo, karatê e Luta Olímpica), LDU2015. A competição servirá de Seletiva nacional para a formação das equipes do Judô e Taekwondo que representará o Brasil na Universiade 2015, os Jogos Mundiais Universitários, de 03 a 14 de julho, na cidade de Gwangju, na Coréia do Sul. As disputas acontecerão no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), na Cidade Universitária, na capital paulista.

Cerca de 200 alunos-atletas (homens e mulheres) de 17 estados (Amazonas, Amapá, Acre, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul. Mato Grosso do Sul, Roraima, Sergipe e Bahia) participarão da LDU de Lutas.

Na sexta (15) as disputas individuais do judô entram em cena, a partir das 09h e seguem até as 17h30. No sábado (16), no mesmo horário, a Luta Olímpica se junta às competições por equipe do judô. Esta é a segunda vez na história da LDU que as lutas integram o programa oficial. A estreia aconteceu em Maceió, no ano passado. O Taekwondo e o Karatê encerram a competição em São Paulo, no domingo (17), também no mesmo horário dos dias anteriores.

O taekowndo é uma das modalidades optativas da Universiade 2015. Já o judô, oficial no programa da Universiade, o Brasil possui uma tradição de vitórias nos Jogos. Na última edição realizada, em 2013, na cidade de Kazan, Rússia, o judô garantiu 6 medalhas para a delegação brasileira : Ouro Rochelle Nunes, Ketleyn Quadros , prata com Rochele Nunes e bronze com Rafael Buzacarini e David Silva, além do time masculino, na competição por equipes.

Atletas medalhistas olímpicos brasileiros já ganharam medalhas para o Brasil em outras edições da Universiade, como: Mauren Maggi, do atletismo, Ketleyn Quadros, do judô e atual campeão olímpico das argolas da Ginástica Olímpica, Arthur Zanetti. A importância da Universiade é sempre valorizada por ser uma competição que antecipa muitos dos medalhistas olímpicos. Uma pesquisa realizada pela FISU, 48% dos medalhistas em Olimpíadas também já conquistaram medalhas em Universiades.

Cerca de 10.000 tletas de aproximadamente 170 países participam da competição que acontece a cada dois anos. A Universiade é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Esta a segunda vez que o país sul-coreano sedia o evento, Em 2003, Daegu foi o palco da 22ª Universiade.

A Liga do Desporto Universitário de Lutas é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário com o apoio da Federação Universitária Paulista Esporte. Patrocínio do Banco Itaú. Agência de Marketing Esportivo Koch Tavares.Apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei do Incentivo ao Esporte.

Deixe uma Resposta

Imagens

Entrar | Desenvolvido por STI Esporte