Brasileirão, Jogos Panamericanos e Futebol Internacional

Gustavo Menato

Começo destacando os jogos Pan Americanos, começo destacando os esportes coletivos como o Volei Feminino de Quadra, na grande Final as meninas derrotaram Cuba em um jogão por 3 x 2, Sheila, Mari, Paula Pequeno foram os destaques e claro sem esquecer a Jaqueline que se machucou na estréia, mas essa conquista é dedicada a ela com certeza.
No Volei de Praia Feminino conquistamos o título, vencemos o México, já no Volei de Praia Masculino conquistamos o Ouro, vencendo na Final a Venezuela.
Teremos o Polo Aquático Feminino e Masculino, Brasil x Argentina no Handebol, tivemos ainda o Brasil empatatando por 0 x 0 contra o Canadá no Futebol Feminino, tivemos o Brasil atropelando a Jamaica no Basquete Feminino, teremos ainda muitas emoções ainda nesses jogos Panamericanos.
Teremos ainda o Futebol Masculino com Brasil x Costa Rica, o Brasil precisando vencer, para não se complicar, na próxima coluna comentaremos isso e muito mais.
Nos esportes individuais estamos indo bem demais, várias medalhas, excelentes resultados, acredito que essa semana que entra deveremos conquistar medalhas no Atletismo, no Salto em Altura, no Salto Triplo e muito mais.
Pelo Paulista da 2ª Divisão, quero destacar a goleada do Capivariano contra o Barretos por 6 x 1, jogo em Capivari, lembrando que esses 2 times conquistaram o acesso, tivemos ainda a goleada do Independente contra o PC São José por 4 x 0 em Limeira, a goleada da Portuguesa Santista contra o Olímpia por 5 x 1, e a vitória do Guaçuano contra o CAV por 2 x 0.
Os novos integrantes da Série A3 de 2012 são Capivariano, Barretos, Independente e Guaçuano, Portuguesa Santista, PC São José e Olímpia estão eliminados.
Pela Copa Paulista tivemos rodada neste fim de semana, quero destacar a vitória do S.Bernardo contra o Linense por 1 x 0, a vitória da Ferroviária contra o Noroeste por 1 x 0 na Fonte Luminosa, em um jogo muito disputado, com muitos gols perdidos, tivemos ainda a vitória do Red Bull diante do Velo Clube por 1 x 0 em Rio Claro e empates nos outros jogos da rodada.
Tivemos pela Série D, a Anapolina está classificada para as Quaras de Final, o time Goiano perdeu para o Vila Nova MG por 2 x 1, mas se garantiu devido ao resultado positivo da primeira partida e na outra partida o Santa Cruz derrotou o Cuiabá pelo placar de 1 x 0.
Pela Série C, o jogo entre Rio Branco AC x América RN foi cancelado conforme a determinação da justiça.
Tivemos o jogo entre Joinville x Chapecoense, 2 times Catarinenses, deu Joinville em um jogo de 5 gols, 3 x 2 foi o resultado do jogo que foi muito bem disputado, muito bem jogado, vitória justa do Joinville, nesta Segunda teremos o jogo entre Brasiliense x Ipatinga no DF.
Os demais destaques são estes :

Futebol Internacional : Tivemos mais uma rodada na Itália, no Sábado a Juventus só empatou por 2 x 2 contra o Genoa, a Juventus jogou em casa, tinha o apoio da torcida, mas o Genoa foi valente, foi muito bem, conseguiu segurar o forte time da Juventus, pelo equilibrio, pelo que os 2 times fizeram, empate justo nesse jogo na Juventus Arena.
Jogando em casa a Fiorentina ficou no 2 x 2 contra o Catania, um jogo muito disputado, muito equilibrado, um jogo recheado de emoções, de gols e boas jogadas, empate justo nesse jogo.
No Domingo tivemos a virada do Milan diante do Lecce, 4 x 3 foi o placar de um jogo espetacular, um jogo onde o Milan tinha a derrota quase certa, mas o time se uniu, o time foi pra cima e venceu com méritos jogando fora de casa, vitória justa na minha opinião.
A Inter venceu o Chievo por 1 x 0, gol no primeiro tempo, no segundo tempo o time administrou, foi um time que soube controlar o resultado, foi um time que soube cadenciar o jogo, por isso saiu vencedor com o gol do Thiago Motta.
A Roma fez a lição de casa, venceu apertado o Palermo por 1 x 0 jogando pro gasto, eu esperava um rendimento bem melhor da Roma, mas o importante é que o time venceu, somou os 3 pontos, vitória justa pelo que o time fez no jogo.
Já a Lazio enfrentou o Bologna e venceu por 2 x 0 jogando fora de casa, um jogo tecnicamente fraco, mas achei a vitória justa.
Nas outras partidas, resultados normais, esperados, e a grande surpresa, a liderança da Udinese, uma campanha brilhante, sensacional, o time é muito bom, vai dar muito trabalho, com certeza a Udinese vai tirar ponto de time grande, vai complicar demais os jogos.
Teremos rodada no meio de semana, na próxima coluna comentaremos os jogos que marcaram essa rodada.
Na Espanha tivemos mais uma rodada, no Sábado o Real Madrid sapecou o Málaga fazendo 4 x 0 em um jogo onde o Málaga complicou muito no começo, até tomar o 1 x 0, depois caiu demais, não encontrou mais forças, o Real aproveitou e com facilidade goleou, com 3 gols de Cristiano Ronaldo e 1 de Higuain.
Jogando em casa o Barcelona encontrou muitas dificuldades e só empatou com o Sevilla por 0 x 0, detalhe, Leonel Messi perdeu um penal nos instantes finais, um empate com sabor de vitória para o Sevilla que não tomou gol do Barça que tem um timaço.
Já o Valencia só empatou contra o Atlhetic Bilbao por 1 x 1, jogo em Valencia, empate amargo para o Valencia que precisava vencer, deixou a vitória escapar, os 3 pontos não vieram, mas acredito que o time se recupere no meio de semana, onde teremos mais uma rodada.
Muito equilibrio nos outros jogos, achei os resultados esperados, mas a grande surpresa é a liderança do Levante que desbancou o Real Madrid e Barcelona, espero que o campeonato seja bastante equilibrado, que nenhuma equipe dispare como no ano passado.
Nos demais campeonatos, quero destacar a goleada do Manchester City contra o Manchester United por 6 x 1, acreditem, 6 x 1, não imaginava um placar desse, esperava um jogo mais equilibrado, detalhe, jogo na casa do Manchester United.
Muitos gols, muitas emoções, jogos emocionantes e os atacantes balançando as redes, dando trabalho para as defesas adversárias, muitos gols e resultados normais.

Série B : Na Sexta Feira tivemos um belo jogo em Campinas, a Ponte derrotou o Paraná por 4 x 3, foi um jogo espetacular, os ataques funcionando, a Ponte fazia, o Paraná respondia, mas o arbitro André Luiz de Freitas Castro não foi bem, deu um penal que não houve, inverteu faltas, foi uma arbitragem ruim demais, cometeu vários erros que geralmente ele não comete, mas a vitória foi justa.
No Serra Dourada o Barueri conseguiu um belo resultado, empatou com o Vila Nova por 2 x 2 em um jogo movimentado, disputado e com erros crassos de arbitragem, eu considero o empate justo pelo que foi a partida.
Em Volta Redonda, o Guarani jogou o suficiente para vencer o rebaixado Duque de Caxias por 2 x 0 em um jogo onde o Guarani foi melhor, não forçou muito, se tivesse forçado, imagino que teria goleado, pois o Duque de Caxias é um time fraco tecnicamente por isso foi rebaixado.
Em Arapiraca AL, o Salgueiro PE surpreendeu o Asa e fez 1 x 0, o time jogou no erro do adversário, por isso venceu com méritos, pois o time foi inteligente, teve calma e por isso saiu vencedor desse jogo que foi equilibrado demais.
Grande resultado do Bragantino, o time foi até Minas e derrotou o Boa Esporte de virada por 2 x 1, o Boa criou as melhores chances, tanto que abriu o placar, mas deu espaços, começou a errar, começou a sofrer uma forte pressão, o Bragantino empatou e virou merecidamente, em um jogo muito difícil, pois o Boa deu muito trabalho.
No Sábado tivemos a confirmação da volta da Portuguesa para a elite em 2012, o time foi até Americana e derrotou de virada o Americana por 3 x 2 em um grande jogo, muito disputado, os 2 times atacando bastante, foi um jogo onde o Americana começou bem, parecia que venceria, mas no segundo tempo permitiu a reação da Lusa, que virou e garantiu o acesso, a Portuguesa está de parabéns pelo acesso.
Muita confusão na Ilha do Retiro após o jogo entre Sport x Goiás, o Goiás venceu dentro de campo jogando muito bem, depois briga e muita pancadaria tomaram conta da Ilha do Retiro, isso manchou sem nenhuma dúvida o jogo.
Grande vitória do Criciúma contra o Icasa por 5 x 2, a superioridade do Criciúma foi evidente, tanto que o ataque funcionou, foi muito bem, vitória mais que justa pelo que o time jogou.
No Barradão o Vitória BA conseguiu um belo resultado, o time derrotou o Náutico por 3 x 2, me parece que tivemos erros de arbitragem, não vi, por isso não vou comentar, mas o resultado foi justo pelo que eu soube.
No ABC o S.Caetano goleou o ABC RN por 4 x 0 jogando bem, não dando espaços ao adversário, o placar foi dilatado, a superioridade do Azulão foi grande, por isso o time venceu jogando bem e melhorando a sua situação na tabela.

Série A : No Sábado tivemos a primeira surpresa, o Atlético MG venceu o Fluminense por 2 x 0 jogando um bom futebol, vimos um Atlético objetivo, vimos um Atlétco focado, chegou pouco, mas quando chegou matou o jogo, saindo da zona de rebaixamento, o que deixou a torcida aliviada, já o Fluminense jogou mal, errou demais, foi um time que não soube ganhar o jogo, resultado justo.
Grande vitória do Avaí diante do Botafogo por 3 x 2, o Botafogo abriu o placar, com o gol ele se tornava lider, mas sofreu o empate e a virada no primeiro tempo com 1 gol de bicicleta, já no segundo tempo o Botafogo voltou a empatar, mas faltando 5 minutos tomou o gol que decretou a derrota e com isso a perda da liderança.
A segunda surpresa veio em Minas, América MG x Grêmio empataram por 2 x 2 em um jogo movimentado, disputado com muita chuva, pra mim o Grêmio era favorito, mas cedeu o empate e com isso perdeu a chance de subir ainda mais na tabela, achei o resultado de empate uma vitória ao América.
Palmeiras x Figueirense, um jogo pra torcida do Verdão esquecer, apagar, os primeiros 10 minutos do Figueirense foram brilhantes, tanto que o time abriu o placar, depois o Palmeiras chegou a equilibrar o jogo, mas não conseguiu traduzir esse equilibrio em gols, tanto que no segundo tempo tomou o 2º gol aos 30 minutos, mas no fim do jogo o time conseguiu descontar, pelo que o Figueirense jogou, vitória merecida.
Eu senti o Palmeiras perdido, sem referência, nota – se que o Kleber faz falta, o time não tem uma jogada definida, o time só faz cruzamento, precisa ter um repertório, repito o que eu tenho dito em várias colunas, o time é limitado demais e o Felipão definu bem dizendo que tem Vergonha doque está ocorrendo com o time.
No Domingo, no Morumbi um jogo fraco tecnicamente entre S.Paulo x Coritiba e o placar de 0 x 0 traduz essa fraqueza do jogo, esperava mais dos 2 times, o Luis Fabiano não foi bem, o Lucas jogou mal, não rendeu, confirmando aquilo que eu já vinha falando há tempos, ele caiu de rendimento.
O Atlético PR venceu o Ceará por 1 x 0 na Arena da Baixada, com 1 gol de falta do Paulo Baiier, uma vitória que alivia muito os Atleticanos.
Grande vitória do Vasco contra o Bahia por 2 x 0, grande vitória e grande fase, o Vasco soube controlar a pressão do Bahia, neutralizou as principais jogadas do Bahia e ao abrir o placar com o Felipe o time administrou, controlou demais o jogo, resultado justo nesse jogo.
Inter x Corinthians fizeram um jogo equilibrado no Beira Rio, 2 times fortes, 2 times que estão firmes, o Inter tentando se aproximar dos primeiros, o Corinthians tentava manter a liderança, mas com o empate no Sul e a vitória do Vasco o Timão viu a liderança ir embora.
A expulsão do Alessandro perfeita, nada a contestar, a expulsão do jogador do Inter também perfeita, agora o Nei deveria ter sido expulso, dominou a bola com a mão, como ele tinha Amarelo, o Roman deixou passar, alguns erros eu vi na arbitragem nesse jogo, empate justo no meu modo de ver.
Empate justo no Rio entre Flamengo x Santos, depois de um primeiro tempo sem gol e com equilibrio, o segundo tempo melhorou muito, tanto que aos 4 minutos Neymar sofreu pênalti, ele mesmo bateu e converteu, abrindo o placar, depois disso o Flamengo cresceu, fez uma forte pressão até empatar o jogo, em uma cabeçada do Deivid, depois disso os 2 times ainda tentaram a vitória, no fim o empate permaneceu.
A arbitragem Regular do Paulo Henrique Bezerra, pequenos erros, mas que não influenciaram no resultado do jogo que foi muito equilibrado.
Já o Cruzeiro derrotou de virada o Atlético GO por 3 x 2, destaque desse jogo foi o Anselmo Ramon que ajudou muito o time nessa vitória e nessa virada, com isso o time saiu do rebaixamento, da uma respirada e coloca o Ceará na degola.

Nota 10 : Portuguesa, a primeira equipe na elite de 2012 do Brasileirão, o time venceu de virada o Americana neste Sábado por 3 x 2, Parabéns Portuguesa pelo acesso, agora veremos se o time consegue o título.
Para o jogo entre Ponte x Paraná, pra mim foi sem dúvida o melhor jogo da Série B em 2011.
Aniversáriantes, Pelé e para a Vila Belmiro que completa 95 anos de existência com muitas histórias pra contar.

Nota 0 : Confusão após o jogo Sport x Goiás na Ilha do Retiro, lamentávekl, triste, com certeza manchou o jogo que foi bem disputado.
André Luiz de Freitas Castro, apitou mal demais o jogo entre Ponte x Paraná, inverteu faltas, deu um penal não existente, ou seja, foi muito mal.

Deixe uma Resposta

Imagens

Entrar | Desenvolvido por STI Esporte